top of page
programa espetáculo o beijo no asfalsto de nelson rodrigues eomedia cearense.png

Bem- Vindos ao 

Programa do Espetáculo

programa espetáculo o beijo no asfalsto de nelson rodrigues eomedia cearense_edited.jpg
programa espetáculo o beijo no asfalsto de nelson rodrigues eomedia cearense.png

O Beijo no Asfalto

RELEASE

Grupo Comédia Cearense celebra 68 anos com nova montagem do clássico ‘O Beijo no Asfalto’, de Nelson Rodrigues

Com direção de Hiroldo Serra, a montagem tem no elenco Manoela Bacelar, Marcia Sucupira, Roberto Reial, Ildo Mota, Luís Costa, Amenhotep Rodrigues, Natali Lima, Érica Cardoso, Paulo César Cândido e Rafael Xerez.

Se gostou, compartilha esse link com seus amigos e familiares.
Ingressos à venda na plataforma
Sympla clique aqui

O teatro cearense se prepara para uma temporada de emoções à flor da pele! O icônico texto "O Beijo no Asfalto", de Nelson Rodrigues, um dos maiores autores do teatro brasileiro, ganha nova montagem em comemoração aos 68 anos do grupo Comédia Cearense, com direção de Hiroldo Serra. O espetáculo será encenado no mês de maio, dias 03, 10, 24 e 31, sempre às 20h, no Teatro Nadir Papi Saboya, em Fortaleza. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

Esta é a segunda montagem de “O Beijo no Asfalto” pela Comédia Cearense. A primeira foi há exatos 60 anos, com grandes nomes do teatro no elenco, entre os quais, Aderbal Freire Filho, B. de Paiva e Haroldo Serra, fundador do grupo.

A trama, originalmente escrita em 1960, segue mais atual do que nunca ao abordar hipocrisias sociais, manipulação midiática, limites da moralidade, machismo, manipulação da informação, misoginia, homofobia, abuso de autoridade e assédio moral. Tudo começa quando Arandir, interpretado pelo ator Roberto Reial, atende ao pedido de um desconhecido atropelado e lhe dá um beijo nos últimos instantes de vida. O ato de compaixão se transforma em um escândalo quando o sensacionalista repórter Amado Ribeiro (Luís Costa) transforma o caso em manchete, dando início a um enredo de perseguição, intrigas e tragédias.

Para reforçar a atmosfera da peça, a trilha sonora será executada ao vivo no piano pelo instrumentista e compositor Ricardo Bacelar, proporcionando uma experiência ainda mais envolvente e dramática.

O elenco reúne grandes talentos do teatro cearense: Manoela Bacelar (Selminha), Márcia Sucupira (Dália), Ildo Mota (Aprígio), Amenhotep Rodrigues (Delegado Cunha), Natali Lima (Dona Matilde), Érica Cardoso (Dona Judith / Viúva), Paulo César Cândido (Aruba / Barros) e Rafael Xerez (Werneck), que prometem levar ao público uma interpretação intensa e visceral.

Ficha Técnica:

Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Hiroldo Serra
Trilha Sonora e Piano: Ricardo Bacelar

Elenco:
Selminha: Manoela Bacelar
Dália: Marcia Sucupira
Arandir: Roberto Reial
Aprígio: Ildo Mota
Amado Ribeiro: Luís Costa
Delegado Cunha: Amenhotep Rodrigues
D. Matilde: Natali Lima
Viúva/D. Judity: Érica Cardoso
Aruba/Barros: Paulo César Cândido
Werneck: Rafael Xerez
Fotógrafo e Atropelado: Rayan Monteiro 

Direção, coreografia, ambientação, figurino: Hiroldo Serra
Mídia Digital: WWEBDigital TI, Design & Marketing
Relações Públicas: Fernanda Mesquita Teles

Fotografia para divulgação: Isabelle Montenegro e Caroline Leonice
Iluminação: Rayan Monteiro

Redes sociais do Grupo Comédia Cearense: @grupocomediacearense/

 

Serviço:

“O Beijo no Asfalto” do grupo Comédia Cearense

Temporada: 03,10, 24 e 31 de maio de 2025 (sábados), às 20h

Local: Teatro Nadir Papi Saboya, do Colégio Farias Brito

Endereço: Rua 8 de setembro, 1331 – Varjota, Fortaleza-CE

Localização: Theater Nadir Papi Saboya

Ingresso: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia). À venda na bilheteria do Teatro a partir das 19h em dias de espetáculo e na plataforma www.sympla.com.br.

Capacidade: 260 lugares (assento por ordem de chegada sem marcação de lugar)

Classificação indicativa: 14 anos

Informações: (85)99635-3475

NELSON RODRIGES.jpg

Nelson Rodrigues e "O Beijo no Asfalto"

Nascido em Recife/PE, em 1912, Nelson Rodrigues mudou-se ainda criança com a família para o Rio de Janeiro, onde passou grande parte de sua vida e construiu sua carreira. Nessa jornada, foi escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e de futebol brasileiro. É considerado o mais influente dramaturgo do Brasil.

"O Beijo no Asfalto" é uma de suas obras mais emblemáticas. A peça trata de temas como a moralidade, a pressão social, o desejo reprimido e a transformação de um ato simples em um escândalo que revela as fragilidades das convenções sociais. A primeira montagem foi encenada em 1961, com direção de Gianni Ratto, tendo no elenco nomes como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Fernando Torres. O texto se tornou um clássico do teatro brasileiro, com inúmeras encenações e três adaptações para cinema.

Quem é quem em "O Beijo no Asfalto"

A História da

"Um homem chamado Teatro",

Haroldo Serra, fundador da Comédia Cearense, in memoriam

"A primeira Dama do Teatro Cearense, Hiramisa Serra, abnegada esposa de Haroldo Serra, na casa, na família e no Teatro.

 A Comédia Cearense é um dos mais antigos grupos teatrais do Brasil. Criada em 1957, sob coordenação do ator e dramaturgo Haroldo Serra, é uma  instituição   considerada de Utilidade Pública  e reconhecida   em   todo   o   território   nacional   não    somente    pelos    seus     67  anos  de existência, mas  principalmente  pela  qualidade  de  suas  montagens  e  pela ação sociocultural que desenvolve junto à comunidade da região.


     Ao longo de toda essa trajetória  foram  montados  mais  de  104 espetáculos em 207 montagens, sempre prestigiando e dando prioridade a textos onde os valores e saberes culturais nordestinos estiveram presentes, contribuindo com isso para a difusão da dramaturgia regional.


     Em 2002 o grupo criou e mantém até hoje um espaço cultural, a Casa da Comédia Cearense, complexo formado por salas onde ocorrem oficinas, cursos e palestras; salas de ensaios de teatro e dança; biblioteca teatral, com livros e banco de textos teatrais; um Teatro Jardim (Waldemar Garcia) com capacidade para 200 expectadores. Este espaço foi criado com a intenção de afirmar e legitimar uma relação com estudantes, professores, atores, bailarinos, músicos, jornalistas e pesquisadores.


     Na busca do resgate e da divulgação do autor cearense a Comédia lançou a coleção REPERTÓRIO, com sucessos encenados pelo grupo. O nº 1, traz a peça de Eduardo Campos, “Rosa do Lagamar”. O nº 2, publica o texto de Caio Quinderé, “Nos Trilhos da Paixão”.


            A Comédia Cearense;  ganhou no Festival de São José do Rio Preto/SP os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Cenógrafo, Melhor Figurino, Melhor Espetáculo, Sonoplastia, Ator Coadjuvante, Atriz, Atriz Coadjuvante e Ator Coadjuvante com a peça de Gastão Tojeiro, “O Simpático Jeremias”, e de Melhor Espetáculo pela Comissão Julgadora e Júri Popular com a peça “O Morro do Ouro”, do cearense Eduardo Campos.


     Em 2002, participando do Projeto EnCena Brasil, do MINC, a Comédia Cearense excursionou  para Mossoró, Recife e Rio de Janeiro com o projeto Dois Momentos da Dramaturgia Nordestina com os espetáculos: “A Caça e o Caçador ”, de Francisco Pereira da Silva e “Nos Trilos da Paixão”, de Caio Quinderé. Este último esteve presente, em 2003, no FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE EXPRESSÃO IBÉRICA, na cidade do Porto, em Portugal.


     Alguns espetáculos encenados: “O Demônio Familiar”, de José de Alencar; “A Mente Capta”, de Mauro Rasi: “ A Viúva Alegre”, de Franz Lehár; “O Casamento da Peraldiana”, burleta de Carlos Câmara (espetáculo que esteve em cartaz, no Teatro Princesa Isabel, no Rio de Janeiro, durante o mês de Janeiro de 2008), “Seria Cômico Se Não Fosse Trágico”, de Friedrich Durrenmatt, “O Corcunda de Notre Dame”, “A Família Addams”, “Uma Canção Para Eulália”, “A Valsa Proibida”.


     Há 23 anos vem encenando durante a Semana Santa, o espetáculo “O Gólgota – A Paixão de Cristo”, adaptação da obra de Almeida Garret. Em 2011,2012,2013,2014,2015 a Paixão de Cristo foi encenada na Praça Verde do Centro Dragão do Mar com público diário superior a 4.000 espectadores por espetáculo. Em 2016 a encenação foi no Cine Teatro São Luís e agora acontece na Casa da Comédia Cearense.


   Em 2012 teve seu trabalho registrado no Documentário Nacional Teatro e Circunstância – O Teatro para Criança no Brasil: Pioneiros do Moderno Faz de Conta 6ª Temporada. SESCTV – São Paulo – Brasil (www.sesctv.org.br).


            Em 2014 a Comédia Cearense teve seu trabalho registrado ao lado dos grupos Galpão (Minas Gerais), Tá na Rua (Rio de Janeiro), Imbuaça (Sergipe), Ói Nóis (Porto Alegre) e Teatro Popular e Olho Vivo (São Paulo) no Documentário Ensaio Aberto Brasil (https://vimeo.com/89974863).


            Promoveu em 2016 o aniversário de 50 anos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e o aniversário de 106 anos do Theatro José de Alencar com o espetáculo que inaugurou o Teatro em 1910 – “O Dote” de Artur Azevedo.


            Em 2017 a Comédia Cearense comemorou 60 anos de atividades ininterruptas. Lançou o livro “O Teatro Cearense pelas Mãos do Cenógrafo e Figurinista Flávio Phebo” e o registro iconográfico “Comédia Cearense 60 Anos”. No Theatro José de Alencar fez o espetáculo “O Morro do Ouro” em comemoração aos seus 60 anos.


   Em parceria com o Detran – CE, apresentou durante vários anos os espetáculos Passeio de Carro e Chapeuzinho no Vermelho com tema de Educação para o Trânsito em Fortaleza em dezenas de municípios do Ceará para mais de 30.000 espectadores. O Grupo Comédia Cearense nos últimos dois anos firmou importantes parcerias de fomento cultural para formação artística. A Casa da Comédia Cearense foi palco de turmas de ensino das linguagens de Teatro, Audiovisual, Dança, Circo, Libras, além de atendimento psicológico. As ações foram apoiadas pelo Edital Escolas Livres da Cultura do Estado do Ceará e trabalhou com mais de 450 pessoas, entre 2022 e 2024.

Ainda em 2024, o projeto deu continuidade às oficinas de artes e às apresentações gratuitas, contando com o fundamental apoio da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Em apenas seis meses de execução, a iniciativa alcançou resultados expressivos: mais de 150 pessoas foram formadas nas cinco linguagens artísticas oferecidas, enquanto mais de 1.000 espectadores tiveram acesso gratuito às apresentações. Mesmo em um período tão breve, o projeto demonstrou grande alcance e relevância social, promovendo formação e fruição cultural de forma ampla e acessível.

WhatsApp Image 2025-05-03 at 12.32.30 (1).jpeg

Próximos
Espetáulos

WhatsApp Image 2025-05-03 at 12.38.16 (1).jpeg

A Mente Capta

Pinóquio

programa espetáculo o beijo no asfalsto de nelson rodrigues eomedia cearense_edited.jpg

@2025 - Comédia Cearense - O Beijo no Asfalto de Nelson Rodrigues - Direção Hiroldo Serra 

Todos os Direitos Reservados

From WWEBDigital

 

ACESSE NOSSO SITE

www.comédiacearense.com.br

@2025 - Todos os Direitos Reservados Comédia Cearense & Casa da Comédia Cearense - From WWEBDigital

bottom of page